Rádio Cidade FM - Manaus

Saúde

Ministério da Saúde lança Plano Nacional de Eliminação da Malária 2022

Além das metas de zerar a transmissão da doença até 2035, a ação também prevê o investimento em equipes de enfrentamento na região amazônica

Ministério da Saúde lança Plano Nacional de Eliminação da Malária 2022
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apresenta o Plano Nacional de Eliminação da Malária, nesta quarta-feira (11). A estratégia de enfrentamento tem quatro fases para a eliminação da doença até 2035, além de metas do Plano junto aos profissionais e gestores da saúde e à sociedade. 

Entre as metas estão a de chegar a 2025 com menos de 68 mil casos, a 2030 com menos de 14 mil casos autóctones (que têm transmissão relatada dentro do Brasil) e de eliminação da doença até 2035 (zero casos autóctones).

No ano de 2021, foram notificados 139.211 casos da malária, redução de 4,1% em comparação aos 145.205 casos no ano anterior. Em 2020, o Governo Federal investiu um total estimado de R$ 21 milhões específicos para a prevenção e o controle da malária. 

A partir deste ano, também haverá ampliação do Projeto Apoiadores Municipais para Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, de forma que o quantitativo de vagas na região amazônica passará de 26 para 35 municípios apoiados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

Além disso, o Plano prevê apoio na construção dos planos estaduais e municipais com a contração de consultores de eliminação. De forma que ele seja feito de acordo com a realidade local de cada região.

FONTE/CRÉDITOS: acritica.com
Comentários:

Veja também