Manaus participa do ''Dia D'' de multivacinação, neste sábado (11). Durante o dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza 99 pontos de vacina: 24 unidades de saúde e 75 equipes volantes.
A campanha ocorre em todo o Amazonas. Em Manaus, o atendimento vai até as 16h.
Estão sendo oferecidas as vacinas contra a Covid-19, influenza (trivalente) e sarampo (tríplice viral) para os públicos contemplados, além de todos imunizantes do calendário básico de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A ação busca ampliar a cobertura vacinal da população.
Documentos
O público deve apresentar um documento de identidade com foto (ou certidão de nascimento, para crianças), CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.
Os usuários integrantes dos grupos prioritários devem levar um documento oficial que comprove que eles fazem parte da categoria.
Endereços dos pontos fixos
Na capital, são 24 unidades de saúde funcionando como pontos fixos para a vacinação, e outras 75 equipes volantes atendendo o público de casa em casa durante todo o sábado.
Os endereços dos postos fixos e mais detalhes sobre o Dia D de multivacinação em Manaus podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).
Públicos
A vacina contra a Covid-19 é disponibilizada a crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, e a todo o público acima de 18 anos. A Semsa segue disponibilizando a primeira, segunda, terceira e quarta doses para os públicos contemplados e respeitando os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.
A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, está liberada para crianças de seis meses a menores de 5 anos, além de trabalhadores de saúde.
A vacina trivalente, que protege contra três cepas do vírus da influenza (H1N1, H2N3 e linhagem B/Victoria), é ofertada para 17 grupos prioritários:
- idosos de 60 anos ou mais;
- crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- professores;
- trabalhadores de saúde;
- gestantes;
- puérperas;
- pessoas com deficiência permanente;
- indígenas aldeados;
- forças de segurança e salvamento;
- Forças Armadas;
- caminhoneiros;
- trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador);
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema prisional;
- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Comentários: