Rádio Cidade FM - Manaus

Local

Manaus oferta testes rápidos de hepatites B e C no Centro nesta quinta

Testes serão ofertados na praça da Polícia (Heliodoro Balbi), das 8h30 às 16h.

Manaus oferta testes rápidos de hepatites B e C no Centro nesta quinta
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Manaus vai ofertar testes rápidos para detecção de casos de hepatites B e C, nesta quinta-feira (7), praça da Polícia (Heliodoro Balbi), Centro, das 8h30 às 16h. A ação faz parte das ações da campanha "Julho Amarelo".

Dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan/Ministério da Saúde) mostram que 70 casos de hepatites virais foram notificados neste ano em Manaus, sendo 40 de hepatite B e 29 casos de hepatite C. No ano passado, foram notificados 366 novos casos da doença, com 200 casos do tipo B e 146 do C.

A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que a oferta do teste rápido é uma estratégia para fortalecer a detecção precoce de casos de hepatites.

"O teste rápido é disponibilizado em 193 unidades de saúde da rede municipal. O principal diferencial é que o exame permite obter o resultado em 30 minutos, sem necessidade de encaminhamento médico, a partir de análise da gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente. Como as hepatites virais não apresentam sintomas e o paciente pode passar décadas com a doença sem ter um diagnóstico, é essencial a realização do exame, para que seja possível iniciar um tratamento e acompanhar o desenvolvimento da doença, que provoca danos graves ao fígado, podendo causar cirrose ou câncer”, explica Rita de Cássia.

Outros serviços

Durante a ação na praça da Polícia, a Semsa também vai organizar atividades de educação em saúde, oferta de vacina contra a hepatite A, direcionada para crianças de até cinco anos, e contra a hepatite B (população em geral), além de distribuição de material educativo, de preservativos, e testes rápidos para HIV e sífilis.

“As hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente e por isso o uso de preservativos nas relações sexuais é essencial para o controle e prevenção da doença. A Semsa mantém durante o ano, a distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde, sem burocracia e com retirada imediata, assim como oferece as vacinas para hepatites A e B, em 171 salas de vacina”, informa Rita de Cássia.

FONTE/CRÉDITOS: g1 AM
Comentários:
Anunciantes Rádio Cidade

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Cidade FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também