A primeira parte da quarta temporada da série de terror de ficção científica estreou em maio com números recordes, tornando-se o programa de TV em inglês mais popular da Netflix. Tem sido o número 1 na lista dos 10 melhores em inglês da Netflix todas as quatro semanas desde sua estreia, e também ajudou a tornar uma música de 1985 um grande sucesso novamente.
Então, por que uma empresa que revolucionou a experiência de assistir TV – literalmente ensinou a todos a maratonar uma série – dividiria sua maior franquia em duas partes? A resposta não é nada estranha.
Dividindo de cabeça para baixo
As duas estreias acontecem em dois trimestres diferentes para a empresa. “Stranger Things 4 – Vol. 1” foi lançado em 27 de maio, que está no segundo trimestre da Netflix, e “Vol. 2” chega em 1º de julho, que inicia o terceiro da empresa.
Os fãs do programa dificilmente cancelarão sua assinatura antes de assistirem a temporada inteira. Com novos episódios abrangendo dois trimestres diferentes nos fins de semana de feriados, a empresa tem mais chances de reter assinantes, o que é preciso para manter Wall Street feliz.
A outra razão não monetária pela qual “Stranger Things” está dividida: o show é enorme nesta temporada.
“Com nove roteiros, mais de oitocentas páginas, quase dois anos de filmagem, milhares de tomadas de efeitos visuais e uma duração quase duas vezes maior que qualquer temporada anterior, ‘Stranger Things 4’ foi a temporada mais desafiadora até agora, mas também a mais gratificante”, escreveram os irmãos Duffer, os criadores do programa, em uma nota divulgada em fevereiro.
“Dada a duração sem precedentes, e para chegar a você o mais rápido possível, a quarta temporada será lançada em dois volumes”.
Os Duffers não estavam exagerando.
“Stranger Things 4 – Vol. 1” tem aproximadamente nove horas de duração. Os dois episódios finais que compõem o “Vol. 2” têm tempos de execução que correspondem aos filmes, com o episódio oito com uma hora e 25 minutos e o episódio nove chegando a duas horas e 30 minutos.
Portanto, há uma razão comercial e criativa para dividir a temporada. Mas há também outra razão: mantém o show na consciência do público.
“Eles mudaram um pouco as coisas ao dividir o lançamento de ‘Stranger Things’ em duas partes”, disse Zak Shaikh, vice-presidente de programação da empresa de mídia baseada em pesquisa Magid.
“Mas, em geral, eles podem retardar o lançamento de algumas de suas principais franquias, então esses programas continuam fazendo sucesso por mais tempo”.
Ao ter episódios de “Stranger Things” separados por um mês ou mais, a Netflix dá duas mordidas na maçã, comercializa a mesma temporada duas vezes e mantém o programa na mente de seus espectadores.
Esta não é a primeira vez que a Netflix separa uma série. A temporada final de “Ozark”, outro sucesso da plataforma, foi dividida em dois trimestres quando estreou episódios de sua temporada final em janeiro e abril no início deste ano.
Tem havido muito debate sobre se os streamers devem lançar episódios semanalmente ou todos de uma vez. A Netflix – que se ateve principalmente ao segundo modelo – pode ter encontrado um meio-termo.
“A compulsão funcionou como uma estratégia para revolucionar o mercado”, disse Shaikh. “Mas não maximiza o valor das propriedades quentes.”
Comentários: