O Rio Negro subiu 1,05 metros em fevereiro, segundo o Porto de Manaus. O rio terminou o segundo mês do ano medindo 22,22 metros
No ano passado, Manaus enfrentou a pior seca em mais de 120 anos de medição do rio. O problema isolou comunidades rurais, fechou escolas e mudou a paisagem da cidade. Agora, com a subida das águas, a seca tem se amenizado no estado.
Em média, o rio subiu 3,6 centímetros por dia, em fevereiro, e a previsão é de que as águas continuem subindo até junho. No entanto, houve uma redução no ritmo de subida do rio durante o mês.
Em Itacoatiara, no interior do estado, o Rio Amazonas também está subindo gradativamente. Neste domingo (3), as águas estão medindo 9,07 metros. A tendência é a mesma seguida pelo Rio Solimões em Coari, que está medindo quase 14 metros.
Já em Tabatinga, o mesmo Rio Solimões vem apresentando uma leve vazante nos últimos dias. O rio que, no final de fevereiro chegou a alcançar a marca de 10,42 metros, agora está em 10,36 metros.
A chuva que cai nas regiões do Alto Solimões e do Alto Rio Negro pode ser a responsável pela subida das águas. No entanto, as tempestades estão menores neste ano. Isso porque, o Amazonas está vivendo os efeitos do El Niño, que causa o aquecimento do Atlântico Tropical Norte e eleva as temperaturas. A previsão, inclusive, é que o fenômeno só termine em abril do próximo ano.
Comentários: