O Conselho da Câmara Brasileira de Cultura concedeu ao PhD de Comunicação Social e Cientista amazonense, Ricardo Lins, a honraria "Cruz do Mérito da Comunicação com Ênfase em Neurociência 1ª da América".
O reconhecimento foi criado pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia Brasileira de Artes, com o objetivo de reconhecer profissionais de diversas áreas da comunicação.
A solenidade foi no VI Encontro Amazônico, na noite de sexta-feira (26/08), em Belém-PA. A Câmara é considerada uma das mais importantes e tradicionais instituições no âmbito acadêmico no país.
Ricardo Lins é reconhecido por pesquisas e práticas na aplicação da neurociência nos estudos de doenças degenerativas, que afetam o processo cognitivos, bem como estudos inéditos na neuroacústica e práticas integradas de DBT em terapias integrativas para acompanhamento de quadros depressivos. Também aplicada a estratégias de Marketing, tendo seus estudos recebido menção honrosa em apresentação de Pós-doutorado.
Para Ricardo Lins, a importância dessa comenda tem dois fatores determinantes. Uma delas é que esta é a 1ª comenda específica criada para essa área na América, ou seja, a chancela de seu trabalho e de seus estudos voltados para a área.
A outra é a consolidação de um desafio gigantesco. Meu pai foi acometido do Mal de Alzheimer, doença muito estudada, mas ainda composta de diversas lacunas. “Meu pai, que foi um homem brilhante, gradativamente foi perdendo desde a vida social, a vida ativa familiar, sua capacidade de guardar informações ou acessar o que já tinha em seu cérebro e por último, perdeu sua saúde”, destacou.
“Muitos não sabem, mas é através da Neurociência, que se compreende como essas doenças atuam e prejudicam o funcionamento do sistema nervoso”, afirmou.
Quando se compreende esses processos, é viável buscar por tratamentos muito mais eficientes e que possam aumentar tanto a expectativa quanto a qualidade de vida de pacientes acometidos e claro das famílias.
Mergulhar no cérebro continua sendo um imenso desafio. Minha memória afetiva vai estar sempre ligada a essa comenda. Mesmo sabendo que o processo do meu pai era irreversível, não desisti até o último dia! E é por ele que vou continuar investindo em estudos e pesquisa para que outros sejam muito beneficiados”, finalizou.
Por esse e outros que, Ricardo Lins da Silva, vem conquistando honrarias, prêmios, troféus e condecorações no âmbito nacional e internacional pelo mérito do trabalho, pelo desempenho, dedicação e resultados.
Currículo
Ricardo Lins é PhD de Comunicação Social, Pós-doutorado, Honoris Causa pelos EUA, possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e em Gastronomia pela Faculdade Metropolitana (FAMETRO). Tem experiência na área de Comunicação Social e Marketing Político, com ênfase em Publicidade & Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, atuando principalmente nas áreas de produção de temas para documentários e programas de rádio e Tv, em assuntos como: Transferência Cultural, Produção em Rádio e Técnicas de Radiodifusão, além de televisão, cinema e documentários para a BBC de Londres.
Em 2003, o docente recebeu o convite para integrar a produção executiva e operacional do Reality Show “Survivor” – onde durante as suas temporadas de 6ª (2003) foi gravada no Amazonas e na 18ª temporada (2009), foi consultor técnico, onde as locações escolhidas foram um local ainda pouco conhecido no Brasil, O Jalapão, no estado do Tocantins.
Foi professor da Fundação Rede Amazônica por 16 anos, recebendo a Medalha de professor decano e, consequentemente, a placa comemorativa de 15 anos de trabalhos e serviços prestados na preparação de repórteres, produtores, editores, cinegrafistas e correspondentes, tanto regionais, nacionais e internacionais.
Dentre seus tantos momentos de destaque atuando pela comunicação, recebeu o diploma de Honra ao Mérito por formar a primeira turma de comunicadores indígenas, vindos de 27 aldeias situadas nas regiões próximas à São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-doutorado em Neurofisiologia Cognitiva pelo UCL - Queen Square Instituto de Neurologia em Londres – Inglaterra, onde possui relevantes estudos em Neuromarketing e menções honrosas por seus estudos nas Neurociências.
Em 2011, Ricardo Lins recebeu a medalha de Honra ao Mérito da UCP – Lisboa, por ter sido o 1º aluno da faculdade a cunhar um verbete (hiper derme), além da nota máxima na Tese, por unanimidade da Banca Julgadora, recebendo a distinção de “Magna cum Laude”.
Prêmios
- Imortal da ALCAMA e Abepa - Academia de Letras da Amazônia e Academia de Letras e Ciências Pan-Americana.
- Grão Colar da Comunicação Social pela Câmara Brasileira de Cultura - Academia de Ciências e Artes - Conselheiro Amazonas, honraria recebida em Rio Branco – Acre.
- Melhores do Amazonas - Excelência em Educação, 2021 - Rádio TV Hits
- Agraciado na 1ª edição do Prêmio Arara Cultural 2022, realizado em Manaus. O evento é promovido pela Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama) e pela Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA).
Política
No campo do Marketing Político foi formado pelo lendário Carlos Manhanelli (in memoriam) e obteve êxito em diversas campanhas eleitorais no interior do Amazonas e em outros estados. Também possui um vasto trabalho no Marketing Digital, Linguagens e Comunicações Contemporâneas, nos Processos de Educação Inclusiva, Educação Digital, Treinamento e Introdução no Mercado de Trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade.
É juiz arbitral do Mercosul pelo Tribunal de Justiça Arbitral do Mercosul, na cadeira 092 e tem seu trabalho voltado as diásporas e processos migratórios, estudos da sexualidade e gêneros; e um incessante trabalho de combate à LBGTQIA+fobia e a todas as formas de segregação.
Dentre suas contribuições científicas destacam-se suas ações na Psicanálise, na Hipnoterapia e Terapias Integradas.
É professor convidado das Universidades de Copenhagen (Dinamarca), Kings College (Londres), Universidade de Malmö (Suécia) e Pesquisador do Centro de Antropologia do Museu Britânico e do Museu de Etnologia de Munique. Atualmente é professor titular na Faculdade Martha Falcão Wyden nos cursos de Comunicação Social, já tendo feito parte do quadro efetivo de outras instituições de ensino superior.
É mentor de carreiras, Coaching Empresarial e Pessoal, Palestrante, Gerenciador de Crises, Especialista em Comunicação Empresarial e Master em PNL.
Comentários: