A praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, está com a faixa de areia reduzida por causa da cheia deste ano. Diante do recuo, os banhistas que frequentam o local devem redobrar cuidados.
Embora as águas do Rio Negro tenham alagado parte da areia, a praia é perene e não fica totalmente inundada.
Desde 2011, a praia não desaparece mais durante a cheia. "Apesar do rio cheio, a praia perene está nivelada. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas", explicou o subcoordenador da Comissão da Ponta Negra, Cesar Freitas.
Cuidados
Nesta quarta-feira (1º), o Rio Negro subiu mais 2 centímetros e está medindo 29,49. Com esse nível, Manaus registra sua oitava maior cheia.
A prefeitura divulgou algumas orientações aos banhistas que frequentam a praia da Ponta Negra.
Um dos alertas destaca que os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros também orientou sobre cuidados com as crianças.
"Nossa principal orientação é para que os banhistas procurem as áreas conhecidas e demarcadas, previamente supervisionadas pelos salva-vidas. E usar de bom senso e agir com prudência. Tem pessoas que não tem tanta habilidade em nadar ou tanta afinidade com a água, e não devem negligenciar a própria segurança, nadando para longe. Pode acontecer de se desgastar fisicamente ou sentir uma câimbra, entrar em pânico e iniciar um processo de afogamento", ressaltou o sargento do Corpo de Bombeiros, Leandro Nunes.
Os banhistas também não podem ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança no rio.
Também é preciso respeitar o horário indicado para banho no rio, que é até as 17h.
Uma outra recomendação alerta para o cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas.
Praia perene
De acordo com a prefeitura, a técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana (RJ), e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene da Ponta Negra tem 4,8 mil metros quadrados e foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa do complexo, no ano de 2012.
Segurança
As equipes permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h. Eles também cuidam da segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.
Comentários: