O espetáculo musical “A Canção da Páscoa”, promovido pela Igreja Batista de Lagoinha Sede Manaus (Avenida Desembargador João Machado, 59, Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus), conta a trajetória de vida de Jesus e o amor dele pela humanidade. A população vai conhecer a Paixão de Cristo por meio das apresentações que acontecem nos dias 29, 30 e 31 de março. A entrada é gratuita. A doação de 1 kg de alimento não perecível é opcional, o intuito é ajudar os projetos sociais da igreja com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com quatro sessões, nos dias 29 e 30, às 19h30, e no domingo de Páscoa (31) dividida em duas sessões – a primeira às 10h e a segunda às 18h – o espetáculo vai ganhar apresentação online pelo canal oficial no Youtube Lagoinha Manaus, na última sessão.
O musical visa uma celebração especial daquela que é o ponto alto da fé cristã: a Páscoa. Nessa obra de Bradley Knight há uma narração teatral e musical inusitada de Tomé, o discípulo que duvidou da ressurreição de Cristo e pediu para tocar em suas feridas.
“Testemunha ocular dos últimos passos de Jesus, ele nos imerge nesse enredo histórico com seu olhar, onde nos tornamos testemunhas oculares junto a ele, participando de seus milagres, prodígios, curas, mas ao mesmo tempo da humanidade de Jesus”, destaca a ex-participante do The Voice Brasil 2021 e diretora-produtora artística do espetáculo, Krishna Pennutt.
O musical
Além de teatro, a história de Cristo será contada através da música. “Sabemos que a música é poderosa por si só, porém quando ela vem com uma mensagem tão redentora como a de Jesus, ela é ensurdecedora. As canções são cantadas pela multidão que seguia a Jesus (no caso, os coralistas), mas também por personagens que são cruciais nessa história, como Pilatos, Herodes, Maria Madalena e alguns dos discípulos (os solistas)”, ressalta Pennutt.
“Além disso, temos textos lindos das passagens dos evangelhos que contam os últimos passos de Jesus, morte e ressurreição, como quando Maria Madalena comunica para o mundo sobre a ressurreição do Messias”, complementa.
Cenário
A cenografia é toda desenvolvida por Juca Di Souza e adaptada por Ilener Tinho. “Fizemos um trabalho de pesquisa, estudamos as cores e texturas que trariam Jerusalém e outras cidades próximas para o mundo atual. O resultado é espetacular. Além de que nas trocas de uma cena para outra temos a multidão que acompanhava Jesus, bem pertinho do público, passando pelos corredores da igreja. E temos a cena mais emocionante da noite, a via dolorosa acontecendo ali, a olhos nus do espectador”, revela Krishna.
Ministério Create
O espetáculo conta com mais de 80 artistas, entre cantores, atores, bailarinas, staff, sonoplastia e um time de caracterização. Eles fazem parte do ministério Create – movimento de expressão artística da igreja. “Alguns são médicos, outros marceneiros, dentistas, motoristas de aplicativo, esteticista, enfermeiros. Cada um tem sua profissão, mas por muito amor ao Deus do serviço, se jogam e se envolvem conosco nessa jornada, mesmo perdendo seu tempo de lazer, de descanso”, pontua a diretora.
Durante as apresentações, o elenco chega com 5 a 6 horas de antecedência do horário de início do espetáculo. “São horas se preparando: caracterização de personagens com barba, envelhecimento, maquiagem artística como de um dos irmãos gêmeos que interpreta Jesus Cristo, o Paulo Torres. Nosso Jesus crucificado fica em torno de cinco horas sentado sendo maquiado pela nossa equipe de caracterização para trazer veracidade ao corpo flagelado de Jesus”, destaca Krishna.
Direção e produção
Para Pennutt, dirigir e produzir esse espetáculo é uma mistura de muitos sentimentos. “O processo para produzir um espetáculo dessa dimensão começa meses antes, alinhando tudo com minha liderança pastoral, analisando roteiro, pesquisando a fundo as referências históricas, estudando o contexto bíblico, pra trazer algo real pra o público”, diz ela.
“Me preparo espiritualmente, tirando um tempo pra sensibilizar a minha espiritualidade com o intuito de ter mais conexão àquilo que Deus quer fazer através de toda essa dedicação. Temos um propósito por de trás desse turbilhão de expectativas e trabalho duro, um propósito além de glamour e holofotes”, completa.
Imersão
Krishna ressalta que a expressão artística teatral iniciou lá no Éden, quando Deus criou cada detalhe do universo com sua criatividade e ainda entregou a responsabilidade artística de criar com Ele.
“Convidamos a se juntar a nós para uma experiência imersiva nos tempos de Jesus, em uma expressão artística e criativa, onde você finalmente vai ver e ouvir tudo que sempre ouviu falar, ou leu nas escrituras. Chegou a hora de iluminar a mente. Queremos dar significado para essa data comercial, trazer a importância para essa data ser comemorativa. De fato, unir famílias, pessoas, levar o amor assim como o Deus da obra fez quando veio em sua forma de filho unigênito para à humanidade”, conclui.
Comentários: